Perguntas frequentes

O que é Gestão Industrial e Logística?


A Gestão Industrial e Logística é conseguires gerir o processo produtivo de uma empresa, desde a entrada de matérias-primas até à sua expedição. Algumas atividades são, por exemplo, o planeamento da compra de materiais para a produção, o planeamento da encomenda de produtos, entre outros, sempre de forma económica e mantendo os objetivos da empresa. Por outro lado, também o mapeamento dos processos que ocorrem numa empresa, como o desenho de todos os processos que têm de acontecer para uma pessoa conseguir embarcar no avião num aeroporto, são exemplos de atividades que poderás desempenhar. Por fim, existe ainda a vertente da logística, onde é necessário gerir um armazém, as rotas de distribuição, e muito mais! Ainda tens dúvidas? Consulta este artigo




Quais são as diferenças entre o curso de Gestão e de Gestão Industrial e Logística no ISCTE?


Os dois cursos são muito diferentes e divergem para saídas profissionais também elas distintas, porém, o primeiro ano é comum, ou seja, as cadeiras são as mesmas para os dois cursos. O que difere nos dois cursos são os anos seguintes. Enquanto que em Gestão se aborda um conhecimento mais focado na gestão empresarial e tomada de decisão, em Gestão Industrial e Logística a aprendizagem foca-se em áreas mais específicas da logística, serviços, tecnologias, operações e gestão industrial. Quanto ao segundo semestre do terceiro ano, em GIL é feito um projeto aplicado a uma empresa, sendo que quase todo o semestre é passado nas instalações da mesma.




A licenciatura é lecionada em Português ou em Inglês?


Todas as cadeiras são lecionadas em português, à exceção de Gestão de Operações I (no primeiro semestre do segundo ano) e Gestão de Operações II (no segundo semestre do segundo ano) que são lecionadas em inglês. Para todos os alunos que não se sentem à vontade com a língua inglesa: o nível leccionado não é de extrema dificuldade. Naturalmente que é necessário o conhecimento básico do inglês, mas lembra-te: se tiveres alguma dúvida, os professores estão cá para te ajudar, bem como os teus colegas!




Como é o método de Avaliação?


Em todas as cadeiras tens a opção de fazer ou por avaliação contínua ou por exame. A Avaliação contínua é diferente em cada cadeira, pode consistir em testes intermédios, trabalhos de grupo ou individuais, ao longo do semestre e acaba com uma frequência. A avaliação por exame, consiste em apenas um momento de avaliação, que normalmente é na mesma altura que a frequência da avaliação contínua. Na avaliação contínua todo o trabalho realizado ao longo do ano vale entre 40-70% e a frequência o restante. Neste tipo de avaliação muitas vezes na frequência só sai parte da matéria lecionada. Enquanto por exame, este vale 100% e sai toda a matéria lecionada.




Posso fazer erasmus em GIL?


SIM! O programa Erasmus funciona como nos outros cursos, podes ir um semestre para outra faculdade fora do país. Devido ao plano curricular apenas é aconselhado a fazê-lo no primeiro semestre do terceiro ano. No entanto, como o plano de estudos é bastante específico, pode-se tornar difícil encontrar uma faculdade parceira com as mesmas cadeiras.




Para onde posso fazer erasmus em GIL?


É possível ir para qualquer faculdade que tenha acordo com o Iscte, o requisito para ir é conseguir que as cadeiras do semestre em questão tenham equivalência com as da faculdade desejada. As faculdades com um plano curricular mais semelhante ao do nosso curso situam-se em: Pforzheim na Alemanha, Vaxjo na Suécia, Viena na Áustria e Stavanger na Noruega.




Como funciona o projeto final da licenciatura?


O projeto final é a última “cadeira” que temos no curso e consiste em ter uma experiência profissional onde tens que aplicar muitos conceitos que aprendeste na licenciatura. Durante este período, os alunos estão deslocados nas respetivas empresas nas quais estão a aplicar o projeto. Para saberes mais, lê os testemunhos dos alunos aqui.




Como é o ambiente dentro do curso?


Em geral, o Iscte é um instituto cujo ambiente é caracteristicamente descontraído e de entreajuda. Por ser uma instituição com cursos que abrangem áreas tão diferentes (arquitetura, tecnologias, ciências sociais, gestão), a diversidade reina no campus. Em particular, o curso de GIL é um curso pequeno, no qual se matriculam cerca de 40 alunos por ano letivo. Novamente, o ambiente inspira confiança e camaradagem. Existe uma grande proximidade entre o professor e o aluno, proporcionando ao último um espaço livre para esclarecimento de dúvidas. Para além disso, os alunos são divididos em duas turmas no primeiro ano que posteriormente se fundem numa só nos restantes anos, pelo que é muito fácil conhecer todos os colegas de curso.




Quais as saídas profissionais de GIL?


As ofertas de trabalho podem ser as seguintes: Gestão logística e distribuição; Planeamento de processos ao longo da cadeia de abastecimento; Gestão de operações e de processos na indústria e nos serviços; Gestão de projetos; Gestão da qualidade; Gestão de sistemas tecnológicos; Gestão de sistemas de informação para a gestão.




Quais as UC´s optativas recomendadas para GIL?


No primeiro semestre do terceiro ano, vais ter que escolher uma unidade curricular optativa. Para saberes quais as mais recomendadas para o nosso curso, acede aqui e lê os testemunhos dos nossos alunos.





  • Facebook
  • Instagram

Avenida das Forças Armadas

1649-026 Lisboa