Projeto Aplicado em Gestão Industrial e Logística
Testemunhos
"Possibilidade de experimentar o mercado de trabalho sem ainda ter acabado a licenciatura? Em GIL temos essa oportunidade no último semestre da licenciatura! Durante os últimos quatro meses do 3.°ano, tive o privilégio de estagiar na A. Centazzi, Lda. no departamento de operações. O meu projeto teve como âmbito a otimização de um processo industrial e consolidação de dados logísticos. Para tal foi necessário fazer um reconhecimento geral das operações e perceber quais as oportunidades de melhoria a implementar! Tudo isto só foi possível com a colaboração de quem está envolvido no processo.
Como tal, ao longo destes meses tive a oportunidade de colaborar com diferentes departamentos, perceber como funcionam e estão interligadas as diferentes operações e níveis de decisão numa empresa e simultaneamente aprender novos conceitos (muito para além do meu projeto). Sem dúvida uma experiência muito gratificante e repleta de aprendizagem na qual tive a sorte de ver a logística sair dos auditórios e das salas do iscte diretamente para a vida real!"
Sofia Potier, 2023/2024
"Para concluir a licenciatura, no último semestre temos o PAGIL (Projeto Aplicado a Gestão Industrial e Logística), que consiste em aplicar os conhecimentos que obtivemos ao longo dos três anos, no mundo do trabalho.
Durante os 4 meses de estágio, estive na NOS a fazer um RFQ (request for quotation) de transportes em que passei por várias fases que me levaram a determinar qual seriam as melhores transportadoras para os próximos 2 anos, tendo em conta o peso de cada encomenda, o local de entrega, tipo de cliente (lojas NOS, clientes particulares, empresas, etc.) e a taxa de combustível aplicada. Ao longo deste tempo também monitorizei as atuais transportadoras e procurei melhorar alguns pontos menos positivos no contrato com as mesmas.
No meu caso, todas as pessoas com quem interagi na NOS foram todas relaxadas e com um ambiente de cooperação muito bom."
Eva Sumares, 2023/2024
"Para concluir a licenciatura em Gestão Industrial e Logística é pedido que façamos um projeto sobre o qual possamos aplicar o conhecimento adquirido ao longo dos 3 anos de licenciatura. Como tal, realizei o projeto juntamente com uma colega na Gelpeixe, projeto que tinha como objetivo inicial aplicar e definir métodos de custeio para todas as linhas de produção em chão de fábrica, ao longo dos meses o objetivo foi sofrendo alterações na medida em que fomos descobrindo algumas lacunas, onde posteriormente sugerimos melhorias quick-win.
Como solução final sugerimos a implementação de um sistema que permitisse uma completa otimização de todo o chão de fábrica. O projeto permitiu colocar em prática teoria que até então não passava do papel, permitiu testar e sentir o que é um contexto empresarial e tudo aquilo que dele advém, adversidades e contratempos presentes em todas as empresas, permitindo assim crescer e melhorar. No fundo foi um desafio cumprido mas exigente."
Rodrigo Santos, 2023/2024
"No último semestre da Licenciatura em Gestão Industrial e Logística, temos só uma cadeira que é Projeto Aplicado a Gestão Industrial e Logística (PAGIL). Este projeto é efetuado no contexto empresarial, onde vamos pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos.
No meu caso, estive na Worten no departamento de Stock & Space management, onde melhorei processos no tracking de encomendas pendentes e na escolha de qual o melhor fornecedor para as peças que são necessárias encomendar.
Para mim este projeto ajudou-me a adquirir mais ferramentas e a começar a explorar o mundo empresarial."
Lara Fernandes, 2022/2023
"O meu projeto final foi realizado na IKEA Portugal. Dado o elevado número de artigos de cada loja com base na sua capacidade, surgiu o tema do meu projeto, onde se pretendeu a realocação dos Stock Keeping Units (SKU) às várias unidades de fulfilment (lojas) da IKEA. Para tal, foi necessário analisar a situação atual e os aspetos menos positivos de cada loja e definir cenários alternativos de hipótese de ranges melhoradas, para, posteriormente, analisar qual é que traria mais vantagens e apresentar uma proposta de melhoria para cada loja.
Os 4 meses de estágio deram-me a oportunidade de aplicar num contexto real os diversos conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura e foi também possível ter contacto com a realidade empresarial da IKEA, tendo assim a possibilidade de aprender novos conceitos e formas de trabalhar."
Sofia Matias, 2022/2023
"No último semestre em GIL tivemos oportunidade de realizar o projeto final de licenciatura que no nosso caso se enquadrou no âmbito da logística hospitalar e foi desenvolvido ao longo de 4 meses na CUF. O objetivo do projeto passou por rever e otimizar o processo de Gestão de Catálogo da empresa, para o qual sugerimos e implementámos 3 melhorias.
A nossa experiência foi incrivelmente positiva, aprendemos imenso sobre a dinâmica de como tudo funciona numa das empresas referência do setor da saúde em Portugal, onde fomos muito bem recebidas. Para além disso, tivemos oportunidade de lidar todos os dias com SAP, o software de gestão mais utilizado do mundo, o que foi um desafio enriquecedor para o nosso futuro."
Leonor Arrobas e Matilde Sousa, 2022/2023
"O meu projeto foi realizado na Nokia Portugal. Devido à complexidade do mesmo, foi previamente solicitado não apenas um estagiário, mas sim dois para realizar todas as tarefas inerentes a este projeto. Devido à quantidade de informação que a Nokia recebe todos os meses provenientes dos seus Logistic Service Partners (LSPs, por exemplo, DHL) sobre as suas atividades Inbound, Outbound, Inventory e Last Mile surgiu a necessidade de se criar uma plataforma onde fosse possível receber diretamente os dados provenientes da fonte e que tivesse a inteligência de corrigir automaticamente todos os erros associados aos mesmos. Para que isto acontecesse foi necessário criar uma lógica para que o servidor conseguisse fazer a leitura dos dados e identificar os erros e, ao mesmo tempo, criar Macros capazes de fazer um interface entre o servidor e a lógica criada. Este projeto foi bastante desafiante por me ter dado a perspetiva do quão prático o nosso curso é, por me dar a oportunidade de aplicar os conceitos dados ao longos dos 3 anos e, por fim, no meu caso, por me ter tido a chance de trabalhar em grupo num contexto profissional, o que me permitiu aprender não só com o projeto, mas também com este amigo em questão."
João Carona, 2022/2023
"O meu projeto final foi realizado no Sheraton Lisboa Hotel & Spa.
O projeto teve como finalidade melhorar os processos de sustentabilidade já praticados pelo hotel e implementar novas medidas.
A melhoria contínua é sempre necessária e bem vinda em todas as empresas e os conteúdos que são lecionados durante todos os semestres do curso ajudam-nos a adquirir as ferramentas necessárias para o executarmos.
Este privilégio que temos de estar 4 meses numa empresa e pôr as “mãos na massa” dá-nos uma perspectiva muito real do que é o nosso curso e de como ele funciona na prática."
Maria Gonçalves, 2022/2023
“Estar na licenciatura de Gestão Industrial e Logística dá-nos a excelente oportunidade de realizar um projeto em contexto empresarial no fim do terceiro ano. No meu caso, o projeto foi realizado na Auchan Retail Portugal mais concretamente no departamento de Lean Management. O meu trabalho baseou-se essencialmente a melhorar dois processos chave no retalho alimentar (o da gestão de alteração de etiquetas com mudança de Pvps e outro a nível mais administrativo na constituição do processo de orçamentação das lojas) tendo em conta as metodologias Lean.”
Lara Ramos, 2019/2020
“O meu projeto foi realizado na Galucho S. A, no departamento de Qualidade. Foi redefinido o processo de avaliação e seleção de fornecedores, com a criação de critérios de fornecimento crítico. Este projeto teve por base metodologias Lean e a ferramenta Microsoft Excel. Esta última ferramenta permitiu automatizar todos os dados da Galucho referentes ao processo acima descrito.”
Inês Pinto, 2019/2020
“O meu projeto final foi realizado no Grupo B&M. O projeto baseou-se na logística de armazenagem onde foram encontradas melhorias em diversos processos logístico em armazém. Assim foram alteradas localizações, criadas novas zonas dentro do armazém, entre outros. O estágio foi realizado no meio da pandemia atual o que acabou por reduzir o tempo de permanência da empresa bem como a implementação de algumas propostas sugeridas na empresa.”
Carolina Alves, 2019/2020
“O meu projeto baseou-se numa Análise de Benchmark a empresas do setor e fora do setor de atividade da NOS com foco no tema da Sustentabilidade Ambiental e IoT. O objetivo era recolher as best practices feitas nas empresas analisadas e adaptá-las à Logística da NOS. O facto de este estágio ter sido realizado sempre à distância dificultou a perceção dos processos logísticos da empresa, bem como a implementação das propostas deixadas pelo grupo.”
Beatriz Félix, 2019/2020