Projeto Aplicado em Gestão Industrial e Logística

       O projeto é a última “cadeira” que temos no curso e consiste em ter uma experiência profissional onde tens que aplicar muitos conceitos que aprendeste na licenciatura. 

       Durante este período, os alunos estão deslocados nas respetivas empresas nas quais estão a aplicar o projeto.

Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de competências para identificar situações passíveis de melhoria numa organização em ambiente real, analisar em detalhe as suas origens, desenvolver medidas específicas para a sua resolução e implementar essas medidas. Pretende-se que os alunos apliquem conhecimentos e desenvolvam outros em ambiente teórico-prático; consigam desenvolver um projecto que seja realmente valorizado pelas organizações de acolhimento; se insiram em ambientes profissionais estimulantes e em projectos integradores de conhecimentos, técnicos e relacionais, em contexto real.

Testemunhos

“Estar na licenciatura de Gestão Industrial e Logística dá-nos a excelente oportunidade de realizar um projeto em contexto empresarial no fim do terceiro ano. No meu caso, o projeto foi realizado na Auchan Retail Portugal mais concretamente no departamento de Lean Management. O meu trabalho baseou-se essencialmente a melhorar dois processos chave no retalho alimentar (o da gestão de alteração de etiquetas com mudança de Pvps e outro a nível mais administrativo na constituição do processo de orçamentação das lojas) tendo em conta as metodologias Lean.”

Lara Ramos, 2019/2020

“O meu projeto foi realizado na Galucho S. A, no departamento de Qualidade. Foi redefinido o processo de avaliação e seleção de fornecedores, com a criação de critérios de fornecimento crítico. Este projeto teve por base metodologias Lean e a ferramenta Microsoft Excel. Esta última ferramenta permitiu automatizar todos os dados da Galucho referentes ao processo acima descrito.”

Inês Pinto, 2019/2020

“O meu projeto final foi realizado no Grupo B&M. O projeto baseou-se na logística de armazenagem onde foram encontradas melhorias em diversos processos logístico em armazém. Assim foram alteradas localizações, criadas novas zonas dentro do armazém, entre outros. O estágio foi realizado no meio da pandemia atual o que acabou por reduzir o tempo de permanência da empresa bem como a implementação de algumas propostas sugeridas na empresa.”

Carolina Alves, 2019/2020

“O meu projeto baseou-se numa Análise de Benchmark a empresas do setor e fora do setor de atividade da NOS com foco no tema da Sustentabilidade Ambiental e IoT. O objetivo era recolher as best practices feitas nas empresas analisadas e adaptá-las à Logística da NOS. O facto de este estágio ter sido realizado sempre à distância dificultou a perceção dos processos logísticos da empresa, bem como a implementação das propostas deixadas pelo grupo.”

Beatriz Félix, 2019/2020

“O nosso projeto foi uma análise e reorganização do Centro Logístico da CUF. Como objetivo tínhamos a optimização de toda a operação, de modo a que esta se tornasse mais célere e sem erros, trazendo, assim, mais valor à empresa.”

Vasco Galego, 2019/2020

  • Facebook
  • Instagram

Avenida das Forças Armadas

1649-026 Lisboa