Sabias que...

O que é a logística? Para que serve? Onde a encontramos?

       Quantas vezes já ouviste e utilizaste a palavra logística? Muitas, provavelmente. Mas será que sabes responder de forma correta a algumas questões sobre a mesma? O que é? Para que serve e onde a podemos encontrar? 

       Geralmente, quando se ouve falar em logística, as pessoas associam logo a transportes e armazéns, outras “pegam” na palavra e afirmam que é o transporte de forma “lógica”. 

       Mas afinal, o que é isto de realmente da logística?

       São várias as definições de logística que encontramos. Segundo Novaes (1989) esta é uma ciência da resolução de problemas de matérias-primas na produção. Já Daskin (1995) afirma que a logística é o planeamento e as operações necessárias para que o processo produtivo vença certas condicionantes.

       Confuso? Parece um bicho de sete cabeças? Não te preocupes, não és o único…

       Então, de forma sucinta e simples, podemos definir a logística como, todo o processo de planeamento, execução, controlo de fluxos, expedição e armazenagem de forma mais eficaz e eficiente possível de modo a atender aos requisitos do consumidor.   

       Mais fácil?

     Pronto, então assim conseguimos responder à primeira e segunda questão! E agora? Onde encontramos a logística? A resposta a esta pergunta é muito fácil; em todo o lado! 

       Perguntam vocês, “Ah? Em todo o lado? Não é possível?”. Sim, em todo o lado, utilizamos imensos produtos que só chegam às nossas casas devido a processos logísticos. É caricato que até nós próprios, nas nossas atividades domésticas e pessoais, realizamos esta incógnita que é a logística. 

       Os mais céticos questionam ainda: "Nas nossas atividades domésticas? Eu não ando a fazer transportes de mercadoria. Eu não armazeno nada em armazéns.” Certo. Como é óbvio não fazemos uma logística industrial, mas fazemos certas movimentações, planeamentos e armazenamentos de matérias-primas em pequenas quantidades. 

       A logística é armazenagem… e nós armazenamos os produtos que compramos nos devidos locais, organizamos à frente aqueles que se estão a estragar e atrás os que só passam de validade no próximo ano. 

       A logística é expedição… e nós colocamos no lixo as embalagens que já estão estragadas e separamos o lixo de modo a realizarmos de forma correta a reciclagem.

       Em suma, a logística é algo tão simples e tão necessária, que, inevitavelmente, todos nós realizamos, podendo até afirmar-se que todos somos gestores logísticos no nosso dia a dia! Apenas não o sabemos…

  • Facebook
  • Instagram

Avenida das Forças Armadas

1649-026 Lisboa