Sabias que...

Logística VS Covid-19

    Na última publicação foi explorado como está a logística integrada nas nossas vidas, agora vamos perceber que desafios trouxe a pandemia da COVID-19 a este setor.

    Todos os setores económicos, de forma negativa ou positiva, foram afetados pelo vírus e todos, sem exceção, foram obrigados a alterar a forma como trabalham ou a encerrar por completo. No caso da logística, lidar com a incerteza foi o maior desafio de todos. 

    Setor essencial para o funcionamento de todos os restantes setores, os profissionais da logística estiveram numa “falsa” 1ª linha da batalha, de forma a garantir que nada nos faltasse em casa, que nada faltasse nos hospitais e restantes “campos de batalha” pelo país fora; muitos alteraram até a sua produção de forma a responder às quebras de materiais essenciais para este combate, como equipamento de proteção e materiais para os testes ao vírus.

    Mas esta resposta do setor exigiu um esforço extra para lidar com os desafios que lhe foram surgindo, por exemplo, a dependência de fornecedores, que também sofrem quebras, a necessidade de trabalhar com maior segurança, com menos gente ou, como é dito na gíria, “a meio gás”.  Mas, uma coisa é certa, esta pandemia veio mostrar que existe cada vez mais a necessidade de planear melhor e de forma mais eficaz, as compras, a produção, os stocks de segurança e veio também fortalecer o espírito de união, pois tão importante como a coragem e flexibilidade de cada empresa para garantir o seu funcionamento, cresceu também neste setor um espírito de entreajuda e uma resposta unida a um problema global.

  • Facebook
  • Instagram

Avenida das Forças Armadas

1649-026 Lisboa