Informações Pedagógicas

Como núcleo de GIL e tendo consciência dos direitos dos nossos alunos, sabemos que poderão surgir diversas questões às quais não sabes responder ou lidar, por isso trazemos-te alguns esclarecimentos com base no regulamento do Iscte. Procuramos sempre ter as respostas o mais corretas e atualizadas possível, no entanto há que ter em conta que os regulamentos estão em constante atualização.

Informações Pedagógicas

Cargos

Docente de Turma


É o professor/a de cada unidade curricular e é com ele/ela que poderás falar para resolver problemas simples relacionados com a tua turma como:  - Justificar faltas;  - Pedir para frequentar outro horário, se possível;  - Esclarecer alguma dúvida que tenhas na unidade curricular em questão;




Responsável da Unidade Curricular


É o professor responsável pela unidade curricular no Iscte, sendo que, se o professor da tua turma não conseguir resolver um problema, ou se este for de maior dimensão, é com este docente que deves falar.




Delegado e Subdelegado de Turma


O delegado e o sub-delegado são eleitos democraticamente por cada turma. Os delegados têm diversas funções e responsabilidades como a ida às reuniões de ano onde são marcadas as avaliações das diversas unidades curriculares, a avaliação e monitorização das unidades curriculares e a transmissão e resolução de problemas que possam surgir nas unidades curriculares. Por estas razões, e enquanto porta-voz da turma, no caso de existir algum problema ou tiveres necessidade de reportar algo sobre alguma unidade curricular, deves recorrer a estes de modo a que se consiga arranjar a melhor solução possível. O delegado e o subdelegado de turma são, assim, uma ponte entre alunos e docentes.




Coordenador de Curso


É o professor responsável pelo teu curso. Sendo que, junto deste é possível esclarecer qualquer dúvida sobre a licenciatura ou o Iscte.





Avaliações

Épocas de Avaliação


Para todas as unidades curriculares que não sejam projetos ou estágios existem 3 épocas de avaliação. A época normal (1º época), a época de recurso (2º época) e a época especial. A época normal é destinada à realização do último momento de avaliação para quem está em avaliação contínua ou periódica, e para a avaliação por exame para quem está em avaliação por exame. A época de recurso destina- se a quem reprovou, não compareceu ou desistiu em primeira época. Pode também destinar-se à melhoria de nota, se o estudante assim o pretender. A época especial destina-se a alunos de fim de 1º ciclo de estudos e que tenham no mínimo 24 ects aprovados e a estudantes com estatuto especial.




Divulgação de Classificações


A divulgação de classificações é realizada nas plataformas de gestão académica/serviços informáticos do Iscte (fenix ou e-learning), onde, através da publicação de uma pauta final, são apresentadas as notas de todos os estudantes da turma ou da unidade curricular. Ao longo do semestre são também divulgadas as notas dos instrumentos de avaliação intercalar, e, se estes tiverem implicação noutro momento de avaliação, têm de sair até 48h antes da realização do seguinte momento de avaliação. O mesmo se aplica na reta final das avaliações, onde, as notas da primeira época têm de sair até um dia útil antes do dia da realização da avaliação de 2ª época.




Consulta de Prova


Os estudantes têm o direito de consultar e saber o critério de correção utilizado na sua prova. Esta consulta é feita na presença do docente da cadeira até 5 dias uteis depois da divulgação das notas e a data e hora para a realização da mesma é dada a conhecer até 24 horas antes.




Melhoria de Classificação


Sempre que aprovados numa unidade curricular, os alunos podem realizar uma melhoria de nota numa das épocas seguintes à aprovação, não podendo ser realizada em época especial. A classificação final é a melhor entre a obtida inicialmente e a obtida na melhoria. A inscrição para melhoria é feita nos serviços de gestão de ensino ou no serviço informático de gestão académica e poderá ter um custo acrescido.




Fraude ou Plágio


É considerado fraude ou plágio quando alguém:  - Utiliza materiais ou fontes não autorizados em momentos de avaliação;  - Se apropria de propriedade intelectual de outrem dizendo que é seu;  - Falsifica ou forja resultados e compra ou vende trabalhos. A fraude e plágio são punidas pelo Iscte, sendo a sanção a anulação da avaliação e a reprovação do aluno na unidade curricular, podendo ainda ter outras implicações que ficam ao cargo da decisão do conselho pedagógico.





Cadeiras

Cadeiras Optativas


Em gestão industrial e logística existem cadeiras optativas apenas no primeiro e no terceiro anos. No primeiro ano as cadeiras optativas valem 6 ects, no entanto, não podem ser consideradas totalmente opcionais, uma vez que só há três para escolha, de modo a que se acumulem os créditos necessários para terminar o ano de licenciatura. Ainda assim, as cadeiras optativas do primeiro ano são: Inglês para negócios, apresentações profissionais e escrita de relatórios técnicos, todas elas lecionadas no segundo semestre. No terceiro ano escolhe-se apenas uma cadeira optativa de uma vasta lista de opções, tendo de se ter em atenção a compatibilidade de horários das optativas visto que, muitas vezes, estas podem sobrepor-se ao horário. Ainda assim, as cadeiras optativas mais procuradas no nosso curso têm sido gestão de transportes, gestão de energias e empreendedorismo.




Horários


Os horários variam consoante a turma e podem ser consultados na tua conta do fénix, a cada semana, sendo que podem haver alterações, caso os docentes as façam. Podes ainda encontrar o horário das outras turmas e anos em https://fenix.iscte-iul.pt/cursos/lgil/horarios-por-turma .




Matrícula


A matrícula é efetuada no início de cada ano letivo, através do fénix.




Cadeiras Isoladas


A inscrição nestas cadeiras pode ser efetuada por qualquer estudante inscrito num curso do ensino superior ou por qualquer outro desde que existam vagas. A inscrição nestas UC é feita no início de cada ano letivo e podem ser frequentadas em regime de com ou sem avaliação. Para mais informações de como funcionam as cadeiras isoladas dirige-te aos serviços de gestão de ensino





Estudante

Regulamentos


Os regulamentos são parte importante da tua vida académica, uma vez que, sendo estudante do Iscte, tens de te reger pelos mesmos. De seguida destacamos os que consideramos mais importantes e que requerem maior atenção: o código de conduta académica e o regulamento geral de avaliação de conhecimentos e competências. No código de conduta académica encontras informação sobre os deveres da comunidade académica, a conduta que os estudantes devem ter dentro do Iscte e ao representá-lo e a forma como devem agir nos espaços da faculdade. No regulamento geral de avaliação de conhecimentos e competências, é descrita a forma como se procedem as avaliações como por exemplo:  - Os diferentes tipos de avaliações (periódica, contínua e exame);  - As classificações;  - Os períodos de frequências e Exames;  - Divulgação de notas;  - Consulta de provas;  - Melhorias de nota; Podes ter acesso a estes regulamentos e outros que poderão ser importantes na tua vida académica e que poderão esclarecer alguma dúvida que tenhas em: https://www.iscte-iul.pt/contents/estudantes/informacaoacademica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos




Mudança de curso


Podem realizar a mudança de curso os estudantes que:  - Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;  - Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;  - Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.  - Tenham estado inscritos num curso de ensino superior noutro país; No Iscte, cada estudante pode apenas licitar a mudança para um par curso/instituição e o prazo para submeter a inscrição é o mês de julho. Poderás obter mais informações em: https://www.iscteiul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/concursos-especiais-deacesso/1219/mudanca-de-par-instituicaocurso .




Cartão de Estudante


O cartão de estudante é pessoal e é dado no início do primeiro ano da licenciatura. Este cartão irá acompanhar-te durante toda a licenciatura. É através deste cartão que se marca a presença nas aulas e com o qual tens acesso à biblioteca. Caso percas o teu cartão deves dirigir-te ao balcão da caixa geral de depósitos perto da faculdade de direito e podes pedir um novo cartão.




Outros Espaços


Além das salas de aula, o Iscte possui diversos espaços comuns como: a biblioteca, a sala de estudo, o refeitório e os pátios. Devido à situação que vivemos estes têm novas regras de utilização. A biblioteca é um local onde poderás encontrar documentos, livros e outras obras que te podem ser úteis para estudar, investigar e realizar trabalhos de grupo. É também aqui que encontras um espaço amplo e silencioso com enormes janelas que deixam entrar bastante luz, o que a torna o local ideal para uma maratona de estudo. Além disto tens também pequenas salas que podem ser reservadas e são bastante úteis para a realização de trabalhos de grupo, pois poderás fazer algum barulho. A biblioteca está aberta de segunda a sexta das 9:30h às 17:30h. A sala de estudo, como o nome indica é um local onde poderás estudar com os teus colegas podendo fazer algum barulho e estando mais à vontade do que na biblioteca. Com as novas regras do covid-19 esta poderá ter um modo de funcionamento diferente e mais restrito, sendo que existem locais próprios onde te podes sentar. O refeitório é um espaço de alimentação que possui o bar da AE e um refeitório, que apenas funcionam durante a semana. O bar da AE funciona das 07:30h às 21h, o refeitório funciona do 12h às 15h e das 19h às 21h. As mesas na zona do refeitório apenas podem ser usadas quando se consome comida destes espaços. Devido à situação atual o refeitório apenas fornece serviço de take-away, que pode ser adquirido em dois sítios distintos:  - Instalações do bar da AE  - Zona de estudos 0S (antigo bar do toni) Além disto irá funcionar através de um sistema de senhas que são compradas em sítios específicos e onde se podem comprar senhas para mais de um dia. Os locais e horas para a aquisição das mesmas são as seguintes:  - Linha dos Grelhados: entre as 09.00 e as 11.30 e entre as 15.00 e as 17.00  - Piso 1 da AA junto ao Auditório Afonso de Barros entre as 09.00 e as 11.30 e entre as 15.00 e as 17.00.  - Bar/Cafetaria entre as 07.30 e as 11.00. A linha de grelhados e o espaço perto do Auditório Afonso de Barros funcionam apenas como grab and go de produtos pré feitos como sandes, baguetes, bolos, sumos, águas e café. A linha de grelhados funciona das 09:00 às 11:00 e o espaço da AA funciona das 09:00 às 17:00. Os pátios são locais de convívio, onde podes estar com os teus amigos e colegas, no entanto é de evitas ajuntamentos de muitas pessoas! No pátio podes estar sem máscara, caso este não tenha muita gente, senão deves cumprir as normas de segurança e colocá-la.





  • Facebook
  • Instagram

Avenida das Forças Armadas

1649-026 Lisboa